Ele fala em fugir como se acreditasse que nós estamos presos. Eu nunca havia pensado dessa maneira, o que agora parece uma tolice. (Insurgente) (Tris Prior - Insurgente)
Mente criminosa, coração bandido Não posso fugir desse meu instinto Não faço poesia, faço trabalho lindo Se o trem passar, é melhor sair do trilho
Então aqui está: há quinze anos, neste mesmo dia, houve uma festa, dois assassinatos e uma fuga de lancha. Fora isso, não sei de absolutamente mais nada, e jamais saberei.
As pessoas acham que sonhar é uma fuga. Uma chance de escapar da vida real para um mundo sem consequências.
— Nós poderíamos fazer isso, sabe — Gale diz quietamente. — O quê? — pergunto. — Deixar o Distrito. Fugir. Viver na floresta. Você e eu, nós podemos fazer isso.
Talvez você possa se esconder pra sempre. Mas isto é o que você se tornou. Um garoto que foge da luta.
Fugir era que nem morrer, só que pior, porque na morte a pessoa vai embora sem saber, e não pode se despedir. Mas na fuga a pessoa sabe que está indo embora, e nem se importa em dizer adeus.
Uma noite fomos à floresta. Não devíamos ter ido. Quebramos as regras. Ninguém sabia disso mais do que eu.
Muitas pessoas querem fugir, mas as que realmente fogem, raramente anunciam isso de antemão: elas simplesmente vão embora.